sábado, 19 de junho de 2010

Alienando. (As tramóias de Odith)

"É com grande pesar que começo essa narrativa com uma revelação trágica... Odith ( e não Edite) apresentava sérios problemas em sua "arcária dentada" e isso meu caro, não é algo que se resolva com um simples dentista!"
[Eu achei esse trechinho nos rascunhos do Blog. E quem que escreve esse tipo de...coisa estranha? É, vc acertou. Foi a Meri :D]

Já que a Meri fala de Odith, eu vou falar sobre o Simão Bacamarte, o Alienista Alienado. (O que que o *U tem a ver as *Alças? Q-)
É, Machado de Assis sabe ser complexo. Mas sabe ser fascinante também.
O Alienista acha loucuras e excentricidades em toda a vila Itaguaí, chegando por fim a conclusão de que a Loucura é não ter Loucura, internando-se ele próprio na sua temida e temível Casa Verde. Eu demorei algum tempo para desvendar todas as palavras difíceis, mas consegui chegar a conclusão de que eu gostei do livro. Justamente porque me fez refletir sobre a Loucura.
Afinal, ser estranho é normal, não?
É normal vestir roupas exóticas para as pessoas te olharem na rua.
É normal surtar as vezes.
É normal ser diferente, principalmente na adolescência, onde, segundo o sábio Felipe Neto, é modinha não gostar de modinha (vide abaixo).
Então, como definir a Loucura? Talvez querer ser normal seja mesmo a Loucura de fato. A Grande Anormalidade.
Talvez, tudo seja mesmo a Normalidade, e eu a Louca.
Mas mesmo sendo Louca, eu não seria a única. Eu não seria a única a contestar e lançar hipóteses sobre a Loucura. Logo, ser Louco continua sendo normal.

Então, aproveite e desperte o Louco ( ou o Normal) que há dentro de você e diga não ao Sistema! (tá, isso soou meio anarquista. u.u)
Não deixem que moldem sua imagem com definições do belo e do feio, do que está ou não na moda. Só coloque as roupas que quiser, com sapatos que combinem ou não. Só ouça o que quiser, a música sendo aceita por seu grupo social ou não. Só
VIVA! E seja LOUCO. Porque ser NORMAL é de fato o ANORMAL.

Anyway. O que eu queria realmente dizer, é: Leiam "O Alienista" de Machado de Assis e vejam o vídeo do Felipe Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário