sexta-feira, 11 de junho de 2010

Liberdade

"Liberdade, palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda Cecília Meireles.

Essa frase diz tudo. Se alguém lhe perguntar sobre liberdade, você vai saber responder, do seu modo é claro, mas não existe uma perfeita definição que exprima tudo que o sentido dessa palavra abrange. E quanto mais você pensar, menos vai saber como é possível isso acontecer.
E também existem as várias questões que essa palavra nos impõem.
- O que é liberdade?
- Somos livres?
- O que significa ser livre?
- Liberdade é uma ideia real, ou apenas uma utopia?
...
E existem respostas concretas para todas essas perguntas? Não, apenas ideias, teorias...

Mas nesse tema, nessas ideias e teorias, as que mais me intrigam são as idéias de Sartre. São dele frases como:O homem está condenado à liberdade, A existência precede a essência e O inferno são os outros.
Pra quem não sabe, Sartre era um filósofo existencialista, e acreditava que o homem é um nada, é isso mesmo. Somos NADA! Não somos um mistério, somos um vazio.
É... Sabe aqueles dias que você acorda se sentindo um lixo, achando que nada mais tem sentido, que você não serve pra nada e nada acrescenta ao mundo? Então, nesses dias acontece que você está certíssimo (o que não deve acontecer com muita freqüência. rsrs), você entendeu tudo perfeitamente. Legal, né?
Brincadeira, apenas em partes você está certo. Pois segundo o próprio Sartre, por sermos um nada é que devemos ser preenchidos. Pra isso o livre-arbítrio. Agimos como quisermos, moldando assim nossa existência e, portanto, nossa essência. Somos livres para escolhermos o que quisermos, mas temos que arcar com as conseqüências de nossos atos. Então, se você quiser andar nu, pular da janela do 5º andar de um prédio, matar o Bush, agir como uma criança de 1 ano e meio... Você pode! Incrível, não é? 

Mas você tem que lembrar que haverão conseqüências, que nesses casos serão: Receber uma multa (ou algo do tipo) por atentado ao pudor; morrer, ou quebrar muitos ossos; será preso por homicídio doloso; será internado num hospício. O que não seria tão legal. Ou não.
Enfim, quando Sartre disse que estamos condenados à liberdade, ele quer dizer que estamos presos às nossas escolhas (ou suas conseqüências), então sempre teremos que pensar muito antes de fazer qualquer coisa.
Mas o que eu queria falar mesmo era:
Imagine se nesses momentos de se sentir um lixo você passa a acreditar realmente nisso, acreditar que você não tem importância no mundo, que você não faz diferença. Imagine.
Por mais certo que você esteja, você está errado. É meio confuso, eu sei. Mas imagine só, se Jesus pensasse que não mudaria o mundo, que ele era um ninguém. Imagine Martin Luter King, Madre Tereza de Calcutá, Gandhi, Lenin, Mandela, Einstein, Buda, John Lennon, Lutero, Benjamin Franklin, Sheakespeare, Darwin, Marx, e milhares de outros pensassem assim também?
É disso que eu estou falando! Você é um nada, que pode mudar tudo. Só basta querer ;)
Dessa ideia que vem uma afirmação de Merleau-Ponty: O mundo está já constituído, mas não está totalmente constituído. Então, tente modificar o mundo. Pra melhor de preferência. :B

A ideia desse post veio das minhas aulas de filosofia sobre Liberdade...
E pra finalizar vou colocar um trecho do melhor livro sobre filosofia que existe: O Mundo de Sofia!
Somos como atores que são colocados em um palco sem termos decorado um papel, sem ter um roteiro definido e sem um ‘ponto’ para nos sussurrar ao ouvido o que devemos dizer ou fazer.

 (:

3 comentários:

  1. Achei seu blog!
    Tava procurando a um tempão!!!
    Adorei seu texto!
    bjs!
    ;)
    amo!

    ResponderExcluir
  2. Legal,Vc também... gosta de filosofia. Na minha comunidade do Orkut tem um tópico só para isso. Legal, bem francês msm... Liberdade, fraternidade e igualdade. Na teoria é, bem poético, na prática só funciona com ditadura militar messs, rsrsrsrs. DOC (Joselito).

    ResponderExcluir